Quem somos

Sobre a INICIATIVA

A iniciativa foi idealizada para trazer conteúdo de qualidade e relevância na área de obras de infraestrutura, proporcionando a troca de experiência entre os participantes, trazendo notícias que impactam o setor e indicando fontes complementares de conhecimento e formação.

Missão

Entregar conhecimento de qualidade e relevância na área de obras de infraestrutura, contribuindo para termos Engenheiros e Técnicos dotados de consciência crítica e capacidade criativa, postura ética e capazes de enfrentar os desafios impostos pelo mercado de trabalho.

VISÃO

Ser reconhecidamente fornecedor de profissionais de de excelência técnica, líderes e ágeis pelas principais empresas do Setor e como facilitador na progressão da carreira pelos alunos.

NOSSA HISTÓRIA

Atuando no setor de obras de infraestrutura, eu notava que os novos engenheiros que chegavam logo pediam para sair ou mudar de área. Isso me preocupava profundamente. Comecei a buscar os engenheiros que haviam deixado a área para entender os motivos pelos quais não conseguiram permanecer, e para minha surpresa, sempre ouvia as mesmas razões: sentiam-se despreparados e desamparados para atuar em obras de infraestrutura.

Decidi agir para diminuir essa sensação de desamparo dos novos engenheiros. Criei uma aula de boas-vindas, como forma de ambienta-los. Os resultados foram extremamente positivos, então passei a incluir na aula conteúdos técnicos baseados nas principais dúvidas que recebíamos, e com o tempo, ampliamos e aperfeiçoamos os conteúdos de acordo com as necessidades do trabalho.

Em paralelo, lecionava para técnicos e engenheiros e verificava que todas as dúvidas eram relacionadas ao mercado de edificações. Nunca havia recebido uma pergunta sobre obras de infraestrutura. Propositadamente, comecei a trazer às aulas problemas ambientados em obras de infraestrutura para aplicar os conhecimentos do curso. Para minha grata surpresa, diversos alunos começaram a perguntar como poderiam estagiar e atuar em diversas obras do setor, como: rodoviárias, Aeroportuárias, Ferroviárias, Hidroelétricas e etc. Entendi que boa parte dos currículos de formação de engenheiros e técnicos não traz ao cotidiano do aluno a vivencia das obras de infraestrutura, nem mesmo como ambientação para aplicação dos conhecimentos curriculares, o que faz com que os alunos ao se formarem não se sintam confortáveis para enfrentar os desafios dessas obras.

Estas constatações em conjunto com a carência de mão do setor, me levou a transformar o pacote inicial de ambientação no Curso de Engenheiros Residentes. O objetivo dele é entregar engenheiros residentes eficientes no menor prazo possível. Passado tempo e progressão na carreira, recebemos a demanda por cursos para gerentes de contratos de obras de infraestrutura e especialização em algumas áreas, como orçamentação, fiscalização e planejamento, aumentando a oferta de cursos. Com as aulas estruturadas, fui convidado a lecionar em um cursinho preparatório para concurso público.

A pandemia do COVID-19 nos mostrou a força dos cursos digitais. Recebi uma proposta para a compra da gravação das minhas aulas para reprodução indefinidamente pelo comprador e eu não podendo mais ofertar o curso. Indignado com a proposta, decidi que era hora de uma nova empreitada para eu mesmo digitalizar todos os cursos e oferecê-los a preços mais acessíveis diretamente aos alunos, permitindo que os recém-formados e graduandos também tivessem acesso.

VALORES

  • Educação – Como fator preponderante para o progresso e pleno desenvolvimento dos Engenheiros e consequentemente do país.
  • Pessoas – Como potenciais criadoras e geradoras de alternativas, sendo este seu bem mais precioso, assim como seu apoio à participação coletiva e à interação de seus diversos quadros na construção de um processo dinâmico e eficaz.
  • Relações interpessoais – Como fonte de valorização dos conceitos básicos e permanentes de ética e justiça, respeito e reflexão.
  • Ciência e tecnologia – Como instrumentos do bem comum, no aprimoramento e desenvolvimento de dinâmicas administrativas, pedagógicas e sociais.